HostGator – Hospedagem Profissional para Sites e Blogs em 2022

Hoje você vai conhecer o serviço de hospedagem profissional da HostGator, voltado para sites e blogs que precisam entrar com o pé direito na web. Leia os detalhes e descubra porque você precisa considerar a contratação dele.

HostGator - Uma das Melhores Empresas de Hospedagem de Blogs

O que é HostGator? O que significa Hostgator e por que tantas pessoas utilizam esse serviço da web? Vale a pena contratar os serviços que a Hostgator oferece ou é mais vantajoso migrar para outras empresas que oferecem o mesmo tipo de serviço, mas com maior qualidade? Quais são os planos disponíveis?

Trabalhar com internet é algo que envolve muito de nossa atenção, principalmente na busca por empresas provedoras de serviços que facilitem o nosso cotidiano. Muito além de verificar só os preços, custos de manutenção de serviços, entre outros detalhes, também devemos dar atenção à qualidade desses serviços.

A HostGator, por exemplo, é uma empresa de hospedagem de site líder no serviço em que atua aqui no Brasil, como veremos posteriormente, principalmente entre os iniciantes no mundo de criação de sites (olha o spoiler). Mas, isso não significa que não existam empresas melhores, com preços que caibam em seu bolso oferecendo um serviço até mesmo superior.

No conteúdo de hoje, levando em conta as informações já mencionadas, vamos explicar a você o que é HostGator, como ela funciona, qual seu segmento de mercado, quais são os planos disponíveis, como comprar um domínio pela Hostgator e como criar sua conta pessoal. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo. Vamos lá!

O que é HostGator?

Afinal, o que é HostGator? Antes mesmo de continuarmos nosso conteúdo com maiores detalhes sobre planos, caminhos de atuação, benefícios e até mesmo desvantagens, já vamos responder de forma direta a sua principal dúvida, exatamente sobre o que é HostGator.

Trata-se de uma empresa com sede na cidade de Austin, no Texas, mas com sede também no Brasil. Oferece serviços de hospedagem de sites compartilhada, privada, revenda de hospedagens, servidor web privado e hospedagem dedicada de acordo com a necessidade de seu cliente final.

Em resumo, a HostGator é uma grande provedora de serviços voltados à hospedagem de dados para quem deseja ter um ou mais sites publicados na web. Faz muito sucesso, principalmente no Brasil, devido ao seu ambiente facilitado e intuitivo, sendo muito usada principalmente por quem é iniciante no mundo da criação de sites, como já mencionamos anteriormente.

A empresa está no Brasil desde o ano de 2007, com grande sucesso nos últimos anos, com ganho maciço de força do SEO e outras técnicas de monetização que envolvem o uso de sites no formato blog e até mesmo e-commerce, já que a plataforma possui um construtor de sites próprio e integração ao WordPress.

Quais os benefícios da HostGator?

Bem, já sabemos o que é HostGator, mas e quais são os seus benefícios? Abaixo, listamos uma série de quesitos que consideramos como as principais características positivas desse provedor de hospedagem web. Mas, não se engane: nem tudo são flores. Continue lendo conosco, pois também vamos citar suas desvantagens que chamam atenção. Leia:

Facilidade de uso

Uma das grandes vantagens da HostGator, como já foi mencionado duas vezes, é a facilidade de uso para quem é iniciante no mundo dos sites, domínios e hospedagens na web. Todo seu sistema é incrivelmente intuitivo e fácil de usar, o que ajuda quem está nos seus primeiros passos como desenvolvedor web.

O painel principal da ferramenta é incrivelmente fácil de ser utilizado, com opções ao alcance de apenas um clique para a resolução de problemas. Por exemplo, logo após você logar em sua conta pessoal e acessar seus dados estruturais e financeiros, já encontra um painel com seu principal plano contratado.

Além disso, na barra lateral direita do painel, você encontra opções como:

Sites

Nesta opção, você visualiza o site principal que foi usado como base para a criação de seu plano. É onde iniciará o painel logo após o login. É possível clicar sobre os planos e principais sites que são usados, podendo realizar alterações de caminho DNS, solicitar proteção SSL, migrar de hospedagem junto com o domínio, etc.

E-mails

Como o próprio nome indica, é o local onde você pode encontrar os e-mails disponíveis em seu plano contratado. Vale ressaltar que desde o Plano P a HostGator já oferece a opção de e-mail corporativo gratuito, com liberdade de criação de e-mails de acordo com o tipo de plano que você contratou.

Você pode criar listas para campanhas de e-mail marketing, usar o editor de layout para arrastar e soltar blocos de construção, visualizar métricas de campanha como taxa de rejeição, taxa de abertura, taxa de cliques, entre várias outras funcionalidades úteis, principalmente para quem tem um e-commerce ou quer criar uma newsletter.

Domínios

Neste setor, você encontra todos os domínios que estão registrados em sua conta, até mesmo aqueles que estão em processo de desligamento da conta, ou seja, que estão expirando. Estes podem ou não estarem vinculados a algum tipo de plano contratado, a depender da renovação de plano que você realiza.

Assim como na opção “Sites”, é possível realizar todo tipo de configuração, rápida ou complexa, com a finalidade de deixar o domínio o melhor configurado possível de acordo com suas necessidades. Também é possível migrar o DNS do domínio, levando-o para outra hospedagem web.

Produtos

Aqui, você encontra uma lista com todos os seus produtos que estão ativos e todos aqueles que já venceram. São os seus planos contratados através do tempo. Por exemplo, o setor de “Produtos” da conta do redator que vos escreve possui 4 planos não mais usados, enquanto um ainda segue ativo.

Cursos

Opção segmentada a quem deseja aprender tudo sobre o mundo dos sites, desde criação de um blog, passando por e-commerce, SEO, dicas de carregamento acelerado, etc. Segundo a própria HostGator, são mais de 10 mil conteúdos e cursos gratuitos que podem ser facilmente acessados e aumentar o seu aprendizado.

Ferramentas e Serviços

Nesta área, você encontra uma série de ferramentas e parceiros da HostGator, que pode usar para acelerar a criação do seu site e impulsionar o número de visitas que recebe mensalmente, seja um blog, e-commerce, catálogo de produtos, site institucional, etc. São 8 opções disponíveis:

  • Creditas: faça seu negócio crescer com soluções de empréstimo facilitado e aproveite as menores taxas do mercado;
  • HostGator Academy: encontre aulas para criar o seu site, desenvolver estratégias para o seu negócio, aprender marketing digital e muito mais;
  • Criador de Sites: crie seu site, blog ou loja online de forma rápida e intuitiva, sem precisar escrever nenhuma linha de código;
  • SiteLock (Security for Online Business): proteja o seu site de invasões e ataques hackers de forma simples e automática;
  • CodeGuard: faça backup das suas alterações de maneira rápida e eficiente, garantindo mais segurança para o seu site;
  • Jivochat: converse e monitore visitantes em tempo real por chat online, Facebook messenger, telefone e e-mail;
  • Canva: crie imagens para redes sociais, apresentações, pôsteres, documentos e diversos outros materiais gráficos;
  • RD Station Marketing: impulsione suas vendas com Automação de Marketing, WhatsApp para sites e muitos outros recursos.

Segurança e Backup

Por fim, na lista constante no menu lateral esquerdo do painel, você tem a opção de “Segurança e Backup”. Em resumo, são dois serviços que você pode contratar e já foram citados logo acima, SiteLock e CodeGuard. Ambos fazem o serviço de backup de todos os dados de seu site de forma automática e programada.

Flexibilidade de Planos

Outra vantagem que podemos citar da HostGator é a sua flexibilidade de planos. Por exemplo: o plano mais em conta se chama P, onde é possível registrar apenas um domínio e vários subdomínios, como veremos nas especificações de planos um pouco mais a seguir em nosso conteúdo.

Porém, caso você cresça e precise hospedar mais domínios na mesma hospedagem, a flexibilidade da HostGator permite que você migre para um plano M, por exemplo, onde não há limites de domínios que podem ser registrados, além de outras especificações que citaremos a seguir.

Preço que cabe no bolso

Como mencionado, falaremos mais sobre os planos e seus preços um pouco mais a frente no conteúdo. De qualquer forma, o que você precisa saber é que a HostGator possui os melhores valores de mercado junto a outros serviços de hospedagem. O que é HostGator? Um serviço de hospedagem que pode ser contratado por até R$12,00 mensais com pagamento anual.

Os preços dos domínios também chamam atenção pelo valor em conta. Atualmente, o plano P possui promoção de compra da hospedagem anual com ganho do domínio gratuito por um ano. Porém, os preços de domínios contratados pela primeira vez giram em torno de R$40,00, um valor bem em conta.

Quais as desvantagens da HostGator?

Bem, até aqui já sabemos o que é HostGator e quais são os seus principais benefícios. Mas, e quais são as suas desvantagens? Se você pesquisou no Google de forma direta o que é HostGator, deve ter notado que em adição ao resultado do Wikipedia, aparece uma matéria da própria HostGator falando sobre suas vantagens.

Além dos benefícios que citamos, a empresa também fala sobre estabilidade e segurança, que na realidade são as duas principais desvantagens da hospedagem web sobre as quais falamos agora mesmo:

Falta de estabilidade

Talvez a principal desvantagem da HostGator seja a falta de estabilidade em seus servidores, sejam esses compartilhados, privados ou dedicados: se você resolver ser cliente da HostGator um dia, saiba que em algum momento ou outro o seu site vai ficar fora do ar por horas, talvez um dia inteiro.

É um problema crítico que acompanha todos os planos da HostGator desde que a mesma chegou no Brasil, sendo o maior motivo que gera migrações de hospedagem para outras que ofereçam maior qualidade. Afinal, não há como confiar um site com talvez 100 mil visitas diárias a uma hospedagem instável.

Falta de segurança

Por fim, vale ressaltar que mesmo com todas as ferramentas adicionais de segurança que mencionamos, o código do sistema HostGator é fácil de acessar, e, por vezes, servindo como brecha para hackers entrarem e roubarem dados de clientes que usam a hospedagem web da empresa para seus sites.

Entre outros problemas burocráticos

Dificuldade em ser atendido rapidamente via e-mail, espera no chat demorada demais, problemas para registro de domínios com alegações infundadas, entre outras situações relacionadas a burocracia que acaba fazendo a HostGator perder uma quantidade de clientes absurda todos os meses.

Planos HostGator: quais são?

Agora que já sabemos quais são as vantagens e desvantagens, além de saber o que é HostGator, está na hora de conhecer os principais planos do serviço de hospedagem web.

Como mencionamos anteriormente, os planos diferem por nomes que são P, M e Hospedagem Turbo. Quanto maior for o plano e seus benefícios, mais caro ele é, naturalmente. Veja quanto cada um custa e suas especificações:

Plano P

  • Ganhe 1 ano de Domínio Grátis (promoção por tempo limitado);
  • Contas de e-mails ilimitadas;
  • Hospede um domínio e subdomínios ilimitados;
  • Várias opções para criar seu site, blog ou loja virtual;
  • 100 GB SSD para guardar arquivos do seu site;
  • Certificado SSL grátis;
  • R$29,90 por mês;
  • R$17,59 por mês com pagamento semestral;
  • R$15,19 por mês com pagamento anual;
  • R$12,89 por mês com pagamento trienal.

Plano M

  • Ganhe 1 ano de Domínio Grátis (promoção por tempo limitado);
  • Contas de e-mails ilimitadas;
  • Hospede diversos domínios no mesmo plano
  • Várias opções para criar seu site, blog ou loja virtual;
  • 100 GB SSD para guardar arquivos do seu site;
  • Certificado SSL grátis.
  • R$35,85 por mês;
  • R$21,29 por mês com pagamento semestral;
  • R$19,19 por mês com pagamento anual;
  • R$17,09 por mês com pagamento trienal.

Hospedagem Turbo

  • Ganhe 1 ano de Domínio Grátis (promoção por tempo limitado);
  • Contas de e-mails ilimitadas;
  • Hospedagem para projetos avançados;
  • Várias opções para criar seu site, blog ou loja virtual;
  • 150 GB SSD para guardar arquivos do seu site;
  • Certificado SSL grátis;
  • 2x mais poder de processamento;
  • 2,5x mais visitas;
  • R$58,13 por mês;
  • R$36,19 por mês com pagamento semestral;
  • R$35,39 por mês com pagamento anual;
  • R$33,59 por mês com pagamento trienal.

Como comprar um domínio HostGator?

E como comprar um domínio na HostGator? Bem, isso é muito simples. É um processo que deve ser realizado dentro do site da HostGator, culminando na compra de um novo plano caso você não possua nenhum, ou então adicionando o domínio a um plano que você já possui. Siga o passo a passo abaixo para saber como comprar domínio Hostgator:

  • Entre no site oficial da HostGator;
  • Em seguida, no menu superior, localize a opção denominada como “Domínios” e clique sobre a mesma;
  • Agora, no campo de pesquisa que se abre, digite o domínio que deseja comprar e escolha o TDL também desejado (.com, .com.br, .net, etc.);
  • Clique em “Buscar domínio”;
  • Você será redirecionado para uma nova página;
  • Nesta nova página, você verá se o domínio está disponível ou já está em uso. Neste último caso, uma série de outros exemplos será fornecido;
  • Com o domínio disponível, clique em “Registrar”;
  • Agora, no formulário de pagamento, entre com os dados de sua conta que já possui um plano, ou crie uma conta na hora adicionando a compra de um plano de hospedagem junto do domínio (obrigatório);
  • Faça o pagamento via cartão de crédito ou boleto bancário;
  • Aguarde o pagamento ser confirmado, o DNS propagar e aproveite seu novo domínio!

E então, entendeu melhor o que é HostGator? Ficou alguma dúvida sobre o conteúdo? Basta comentar aqui embaixo que vamos lhe responder o quanto antes. Até a próxima!