O que é um Domínio e Hospedagem de Site

O que é um Domínio e Hospedagem de Site

Para ter um site acessível pela internet é necessário que você tenha um domínio ou subdomínio (no caso de empresas de hospedagem grátis) que o represente e uma hospedagem que servirá para armazenar todos os arquivos utilizados na construção do site, que inclui as páginas, arquivos, imagens, banco de dados e etc.

Para que você entenda melhor o que são cada um destes dois ítens, eu vou falar um pouco sobre ele separadamente.

O que é uma hospedagem de site

É um serviço oferecido por provedores de hospedagem de sites que possibilitam que os webmasters e blogueiros armazenem arquivos (normalmente referente a sites e blogs, mas pode ser qualquer tipo de arquivo, desde que ele seja liberado pela empresa de hospedagem) de forma que eles possam ser acessados através da internet, de qualquer lugar no mundo.

Os sites são alocados em computadores chamados de servidores, que são especialmente desenvolvidos para esta tarefa, armazenados em locais com múltiplas conexões de banda larga, sistema anti-incêndio, temperatura ambiente controlada, geradores de energia, técnicos especializados e etc (eu citei tudo isso para que você entenda que apesar de ser possível montar um servidor caseiro, esta prática não é segura).

Cada empresa de hospedagem de sites oferece diferentes planos, com diferentes preços e diferentes recursos, como maior ou menor espaço em disco ou limite de transferência de arquivos, banco de dados e etc.

O que é um domínio

O domínio, também chamado de domínio próprio é o endereço pelo qual o site pode ser encontrado na internet, como exemplo temos o www.criarsites.com que ao ser digitado no seu navegador de internet, leva os visitantes a este site.

Os domínios podem ser adquiridos em sites de venda de domínios e estão disponíveis em diversas extensões, como o .com, .com.br, net, info, .biz, .org, .me, .ws e etc.

Quem controla os domínios nacionais

Os domínios com finalização .br são controlados pelo site registro.br. Recentemente foram lançados outras extensões para pessoas físicas como blog.br, flog.br, vlog.br e wiki.br. Confira a lista completa de terminações disponíveis aqui.

Quem controla os domínios internacionais

Os principais domínios internacionais são controlado por um órgão internacional sem fins lucrativos chamado ICANN (the internet corporation for assigned names and numbers), que é responsável por determinar quais os tipos de domínios podem ser criados como com, net, info, org, ws, assim como quais empresas podem vender.

Nota
Uma coisa que você deve entender é que quando você compra um domínio, você está apenas adquirindo o direito de utilizá-lo pelo período contratado, cujo o tempo mínimo é de 1 ano. Se você não renová-lo antes da data de vencimento, ele passa a estar disponível para que qualquer pessoa o registre novamente.

Para que o domínio possa se conectar ao servidor em que seu site estará armazenado, é necessário que você configure a Zona DNS do domínio. Caso contrário quando você digitar o endereço no seu navegador, você será recebido com um erro de servidor não encontrado.

Caso você não queira ter o trabalho de configurar o domínio, você pode contratar um plano de hospedagem em uma empresa que também ofereça o domínio junto ao plano (a maioria faz isso), passando o trabalho de configuração e manutenção do domínio para a empresa que está oferecendo o serviço.

Exemplificando
Como você pôde conferir, um domínio nada mais é do que o nome do site, enquanto que a hospedagem seria a casa. Portanto, para que seu site esteja acessível quando uma pessoa digitar o endereço no navegador de internet, é necessário que você tenha estes dois elementos e que eles estejam configurados para trabalhar em conjunto um com o outro.